Palavra Aberta - Especial

Programas da TV Câmara

04/08/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/08/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Palavra Aberta - Especial 200 anos do Parlamento: Afonso Motta

A TV Câmara está promovendo ao longo deste ano uma série de programas debates e entrevistas especiais sobre a Assembleia Constituinte de 1823. Para muitos historiadores ela marca o início do Parlamento efetivamente brasileiro pois, pela primeira vez, deputados – eleitos – trabalharam para redigir uma Carta Magna com novo ordenamento jurídico para o Brasil, então recém independente de Portugal. Numa série de programas especiais do “Palavra Aberta” vamos conversar com deputados federais que integram a Comissão Especial criada pela Presidência da Casa para as comemorações dos 200 anos do Parlamento.

Nesta edição, a palavra é do deputado Afonso Motta (PDT-RS), que está em seu quarto mandato na Câmara. Advogado formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Gestão Empresarial pelo INSEAD, já foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. É autor do livro “Advogado da Política”.

Já foi líder do PDT entre os anos de 2015 e 2018 e, até recentemente, exerceu o cargo de 1º vice-líder do partido. Aliás, dentre os pequenos partidos, o PDT foi um dos que teve maior representatividade na Constituinte de 1987, com 26 deputados, e contou com a presença de importantes lideranças políticas da época, com destaque para o seu fundador, Leonel Brizola.

Ao longo da Constituinte, o PDT defendeu pautas relacionadas aos direitos trabalhistas, educação, saúde, justiça social, reforma agrária e outros temas voltados para a proteção dos direitos dos trabalhadores e a promoção da igualdade social.

Apresentação: William França
Produção: Rosana Ferreira
Direção: Iroã Simões

Palavra Aberta - Especial

Em entrevista, os deputados falam sobre diversos assuntos e discussões em pauta nas comissões ou no Plenário.

NOSSAS REDES