Participação Popular

Baixar

Estreia: 09/03/2020 - 13h00

Mulheres na ciência

 

As mulheres são autoras de 49% das pesquisas científicas brasileiras. Apesar do número animador, apenas 14% das brasileiras são integrantes da Academia Brasileira de Ciências. Também chama a atenção a pouca presença feminina em pesquisas nas áreas de tecnologia, engenharias e matemática.

Como as mulheres estão superando barreiras no campo da pesquisa científica? Como ampliar a participação feminina em áreas das ciências ainda pouco exploradas por elas e por que isso é importante para a toda a sociedade?

Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, o Participação Popular vai discutir quais políticas públicas podem ampliar a atuação das mulheres na pesquisa científica brasileira.

Participam do programa:

 

  • Deputada Margarida Salomão (PT-MG) - Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais
  • Jaqueline Góes de Jesus - Pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e coordenadora da equipe que sequenciou o genoma do corona vírus no primeiro caso no Brasil.
  • Fernanda Sobral - Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
  • Fernanda Paulini - Professora do Departamento de Biologia da UnB, coordenadora do projeto Meninas na ciência na UnB.

Apresentação: Fabrício Rocha

 

Participe você também desse programa. Envie seus comentários e perguntas  para o WhatsApp no número (61) 99620-2573, 0800-619-619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br , pelo Facebook ou Twitter @tvcamara, ou pelo chat do YouTube da Câmara dos Deputados, que fara a transmissão simultânea com a TV Câmara.

O Participação Popular vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (youtube/câmaradosdeputados).

 

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/tvcamara

http://www.twitter.com/tvcamara

Conheça nossos canais de participação:

http://www2.camara.leg.br/participaca…

Não perca, na próxima segunda-feira, dia 09 de março, às 13 horas, ao vivo na TV Câmara, redes sociais e YouTube da Câmara dos Deputados. Participe!

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp