Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

Estreia: 13/09/2019 - 15h00

Política Nacional de Juventude

Até 2010, não havia referência aos jovens na Constituição Brasileira. No Capítulo da Família, foi incluído pela Emenda Constitucional nº 65, os direitos prioritários aos jovens, antes previstos só para crianças e adolescentes.

Em 2013, o Congresso aprovou o Estatuto da Juventude, que traça princípios e diretrizes das políticas públicas da juventude, voltadas para a garantia da saúde, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade e outros tantos direitos dos jovens. Quem tem a missão de garantir que essas políticas funcionem é a Secretaria Nacional de Juventude, criada em 2005. Na Câmara dos Deputados, o principal projeto é o que cria o Plano Nacional de Juventude. Ele deve servir como suporte para as políticas nacionais. O Câmara Ligada vai debater todo este arranjo e acompanhar de perto o que está sendo feito para garantir os direitos da juventude.

Atração Musical: Rapper ISRAEL PAIXÃO é dançarino e coreógrafo. Começou a trilhar seus caminhos artísticos no ano de 2002, em Ceilândia/DF. Em 2019, venceu, pelo júri técnico, a 10ª Edição do Brasília Independente, o concurso de música autoral da TV Globo do Distrito Federal.

 

Convidados:

- Deputado Israel Batista é cientista político formado pela UnB, professor, escritor e palestrante.  Tem 37 anos, sendo que em 18 deles lecionou história e atualidades. É autor do livro Vencer, voltado para jovens que desejam ingressar na universidade.

- Jayana Nicaretta da Silva é titular da Secretaria Nacional de Juventude. Gaúcha, se formou em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Pelotas. Tem 24 anos e foi a mais jovem vereadora eleita em Santa Catarina no ano 2012, aos 18 anos.

- Lays dos Santos tem 20 anos e é estudante de Serviço Social. É moradora da comunidade do Palmeirinha, na zona norte do Rio de Janeiro. Atualmente trabalho na Assessoria de Direitos humanos e de Minorias do Ministério Público/RJ.

Na plateia: Alunos dos Centro Educacional GISNO – Brasília; CEMI Gama; CED 04 – Guará.

 

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES