Participação Popular

Programas da TV Câmara

Estreia: 27/05/2019

Programa Antártico Brasileiro

Um continente isolado, com temperaturas que podem chegar a 89 graus negativos, em algumas regiões, e que contém em suas camadas de gelo a maior quantidade de água doce do planeta. Sua área é equivalente ao tamanho dos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia juntos e seus mares abrigam abundantes comunidades biológicas. É assim o Continente Antártico! Para além do isolamento e condições extremas de sobrevivência, esse continente mais limpo e puro é o termômetro do mundo, referência para a ciência estudar as mudanças climáticas na Terra. Desde 1982, o Brasil mantém o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que permitiu ao Brasil realizar diversas pesquisas científicas na região e entrar para um seleto grupo do Tratado da Antártica, que hoje reúne 53 países dos quais 29 são membros consultivos.
Recentemente a Marinha do Brasil inaugurou a nova infraestrutura de telecomunicações na Estação Antártica Comandante Ferraz, que abriga cientistas e militares, e está localizada na Baía do Almirantado, na ilha Rei George. Inaugurada em 1984, a previsão é de que a estação volte a funcionar no ano que vem, após ter sido quase totalmente destruída por um incêndio em 2012.

Convidados:

1- Almirante Sérgio Gago Guida-Secretário da Comissão Interministerial para Assuntos do Mar (SECIRM) – Marinha do Brasil

2- Professor-Doutor, Paulo Aguiar Saraiva Câmara, do Depto de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília; Coordenador de projetos do Programa Antártico Brasileiro

Por telefone, de Salvador: Deputado Federal José Rocha (PL-BA) ,Vice- líder do Governo no Congresso Nacional e Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação: Ginny Morais / Direção: Iroã Simões Repórter: Marcelo Westphalem Produção: Rosana Ferreira
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES