Participação Popular

Programas da TV Câmara

01/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Militarização das escolas públicas no Brasil

O Distrito Federal começou nesse ano a implantação da gestão compartilhada das escolas públicas com a Política Militar. Já são mais de 120 escolas públicas brasileiras que seguem esse modelo de gestão, a maioria no estado de Goiás. A proposta se apresenta como resposta à violência contra professores, servidores e estudantes e tem apoio de uma parte da sociedade, que acredita ser a militarização da escola a solução para a insegurança. Nessas escolas, a disciplina é rigorosa com uniformes militares de estudantes, cortes e penteados de cabelos ou comportamento como continência aos superiores.

Para muitos educadores que se opõem a presença policial na gestão escolar, “ela restringe o respeito às diferenças e passa a mensagem de um modelo disciplinar ideológico contraditório com as metodologias educacionais mais modernas em debate no mundo”.

E você o que acha? Esse modelo resolve a violência nas escolas?

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

  • Mauro Oliveira - secretário adjunto da Secretaria de Educação do Distrito Federal;
  • Catarina de Almeida Santos – professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito a Educação;
  • Por telefone: Deputado Federal Gastão Vieira (PROS/MA);
  • Link no Salão Verde: Deputada Federal Paula Belmonte (PPS/DF).

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Daniela André

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES