Participação Popular

Programas da TV Câmara

21/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O abandono de pessoas idosas e a necessidade de cuidadores

O abandono de pacientes idosos em hospitais após a alta hospitalar é uma realidade pouco conhecida por muitos brasileiros, mas nada incomum para os profissionais de saúde encarregados de procurar os familiares e perceber que telefones e endereços deixados nos cadastros são falsos. Por motivos de negligência ou falta de condições de cuidar da pessoa idosa, ela é deixada no hospital durante dias, semanas ou meses. O abandono vivenciado pelo idoso em hospitais, nas ruas ou instituições ocorre não só por falta de vínculos familiares, mas também por desproteção da comunidade e do estado.

O Estatuto do Idoso, legislação criada para assegurar os direitos das pessoas com mais de 60 anos, prevê que o abandono de idosos é crime e as implicações do abandono podem levar à responsabilização cível e criminal.

Até 2025,o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS. A população brasileira e mundial envelhece e é crescente a necessidade de cuidadores e programas de proteção ao idoso.

Convidados:

- Bianca Cobucci Rosière - Defensora Pública do Núcleo de Direitos Humanos-do Ofício de Proteção da Pessoa Idosa; coordenadora da Central Judicial do Idoso e membro do Conselho Nacional da Pessoa Idosa;

- Luciana Carneiro de Barros Leite - assistente social, com experiência em hospital público;

- (Por Skype) Augusto Cutrim Gomes – Promotoria de Defesa do Idoso do Maranhão;

- (Por telefone) Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) – Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

A repórter Verônica Honório faz entrevistas ao vivo no centro de Brasília.

Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabrício Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE