Câmara Debate

Baixar

Parlamentares avaliam resultados da cláusula de barreira

Nove dos 30 partidos que elegeram deputados nas eleições do dia 7 de outubro não atingiram o mínimo de votos chamado de cláusula de desempenho ou cláusula de barreira.

Esses partidos não conseguiram uma bancada de, pelo menos, nove deputados federais em nove unidades da federação ou, pelo menos, 1,5% dos votos válidos distribuídos em um terço das unidades da federação, com no mínimo 1% em cada uma delas.

Por isso, perderão o direito de receber recursos do fundo partidário e participar do horário gratuito de rádio e televisão.
A partir de agora, os partidos podem se juntar numa federação ou os deputados podem migrar para outras legendas.

A cláusula de barreira foi criada para restringir o número de partidos em atuação dentro do Congresso. O Câmara Debate, da Rádio e TV Câmara, vai discutir as consequências dessas regras com os deputados Marcelo Castro, do MDB do Piauí, relator de uma das propostas de reforma política que tramitaram na casa nos últimos anos, e Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, cujo partido foi um dos que caiu na cláusula.

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Vania Alves

Câmara Debate

Todos os assuntos em discussão na Câmara dos Deputados são pauta para o Câmara Debate. Durante meia hora, dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo. O Câmara Debate trata em detalhes dos temas das audiências públicas nas comissões permanentes e temporárias, dos trabalhos das comissões parlamentares de inquérito e das votações em plenário.

De segunda a sexta, às 23h. Reprises: segunda a sexta, às 8h e às 20h30; e também de segunda a domingo, às 6h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições