Participação Popular

Programas da TV Câmara

Estreia: Invalid date

Gordofobia

A “ditadura da beleza” exibida nos meios de comunicação e publicidade, com corpos magros e “sarados” e barrigas “chapadas”, não aceita quem tem sobrepeso ou é considerado fora do padrão adequado.

Muitas vezes relacionada a má alimentação ou sedentarismo, o preconceito contra a obesidade, disfarçado de preocupação com a saúde é um fato que mulheres e homens gordos enfrentam na escola, no trabalho, em locais públicos. As pessoas obesas sofrem todo tipo de discriminação, desde a infância, quando os “gordinhos” ganham apelidos. Mas socialmente, a cobrança é maior sobre as mulheres. Apesar de ser uma característica física entre outras existentes, ser gorda é motivo de vergonha para muitas mulheres, pela forma como a palavra é utilizada para diminuir ou ofender.

Um padrão de beleza cada vez mais difícil de alcançar, especialmente na atualidade, em que a obesidade é considerada uma epidemia mundial, que aumenta inclusive entre os brasileiros mais jovens. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 mais de 1,9 bilhão de adultos apresentavam excesso de peso.

Afinal, é mais importante ser magro ou saudável e feliz?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

- Janaína Graciele – modelo, empresária e Miss Plus Size;
- Liliane Machado – professora da Faculdade de Comunicação e do programa de pós-graduação da UnB;
- Por Skype, Marcela Vaz - socióloga e criadora da marca de roupas Augusta Robusta;
- Por telefone, deputado Fábio Faria (PSD-RN).

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES