Participação Popular

10/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

As chamas no mais antigo museu brasileiro são imagens difíceis de não serem lastimadas, afinal alí queimaram 200 anos de história e de pesquisa. O Museu Nacional foi fundado em 1818 por Dom João VI. Muita gente não sabia, mas lá existia o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina, um dos cinco maiores do mundo. Eram mais de 20 milhões de itens catalogados, com objetos africanos, egípcios, indígenas. Era possível encontrar materiais de zoologia, botânica, animais empalhados, coleções de moedas, artefatos históricos e diversas obras de arte.

A tragédia se soma a outras perdas em museus brasileiros como os casos do Instituto Butantã (2010), do Memorial da América Latina (2013), do Museu da Língua Portuguesa (2015) e da Cinemateca (2016).

O Brasil tem mais de 3.800 museus . Muitos sofrem com as dificuldades financeiras devido a cortes de repasses e investimentos, falhas estruturais, burocracia e ausência de servidores capacitados. Afinal, qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

– Wagner Barja - diretor do Museu Nacional da República;
– Andréa Fernandes Considera - museóloga, professora de museologia da UnB e membro do Conselho Federal de Museologia;
- Wagner Martins, Diretor Administrativo do Museu Nacional (RJ), Wagner Martins;
– Por telefone, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES