Participação Popular

13/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Liberação da Maconha para uso medicinal e pessoal

A liberação da maconha e sua utilização para fins medicinais e recreativos é um assunto polêmico e que vem sendo discutido em vários países, inclusive no Brasil. O plantio de maconha para pesquisas e preparo de medicamentos já é permitido em lei, mas é preciso regulamentação da Anvisa para que isso se concretize. Faltam regras que determinem como e onde o cultivo pode ser realizado.

A cannabis, gênero da planta do qual a maconha faz parte, é usada no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças. Pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.

Mas o assunto se estende para além do uso medicinal e, segundo especialistas, a falta de definição clara entre traficante e usuário da maconha, leva para a cadeia pessoas de baixa renda, num ciclo que se perpetua e sobrecarrega o sistema judiciário. Por outro lado, o uso abusivo da droga pode trazer consequências negativas para usuários, especialmente os jovens.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que visa disciplinar o controle, a fiscalização e a regulamentação da cannabis e seus derivados para uso medicinal e pessoal, para maiores de 18 anos, e na quantidade de até 40 gramas.

Convidados:

– Presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Medicinais das Plantas (Aliança Verde), Rafael Ladeira;
– Vice presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre drogas da OAB do Ceará e Coordenador Nacional do Movimento Brasil sem Drogas, Roberto Lasserre;
– Deputados Paulo Teixeira, do PT-SP, e Givaldo Carimbão, do AVANTE-AL.

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Sandra Amaral

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

Veja também