Participação Popular

18/06/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/06/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Depressão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que no Brasil 11,5 milhões de pessoas vivem com depressão a cada ano, o que torna o país o segundo das Américas e o quinto do mundo em número de casos. Infelizmente, o Brasil enfrenta 33 casos de suicídio por dia e muitos poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico precoce ou se não negassem que a doença existe. 

Como lidar com a depressão no “país da felicidade”, como se costuma vender a imagem do Brasil mundo afora? Para o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini, tem-se passado para a população a ideia de que o sofrimento é algo que não pode ser compartilhado, mas “as pessoas precisam ter o direito de sofrer porque o sofrimento faz parte da condição humana”.

Participam do programa:

- Camila Barros Jordão, psicóloga;

- Fábio Aurélio Costa Leite, médico psiquiatra;

- Deputado Giovani Cherini (PR/RS), autor do PL 4183/2012, que dispõe sobre o diagnóstico e atendimento clínico para depressão no SUS;

- Marcio Peixoto, voluntário do CVV;

- Laura Helena Guerra Andrade, médica psiquiatra.

A repórter Daniela André faz entrevistas ao vivo no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE