Participação Popular

26/02/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/02/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Revisão nos rótulos de alimentos

Quase todo mundo concorda que é necessário melhorar a forma como as informações dos rótulos de alimentos são apresentadas. O que ainda não se sabe é qual modelo deve ser adotado. 

Duas propostas principais estão em discussão. A primeira indica, por meio de advertências, quando há excesso dos nutrientes considerados críticos. Outra, sinaliza com as cores verde, amarelo e vermelho os níveis de açúcar, sódio, gorduras e calorias. A Anvisa está à frente dos debates e vai bater o martelo sobre o assunto depois da realização de audiências públicas e pesquisas para identificar a melhor rotulagem.

Propostas sobre o tema também tramitam no Congresso Nacional há anos.

O que o consumidor acha que precisa melhorar nos rótulos dos alimentos? O Participação Popular discute as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros, diariamente, na hora de buscar informações nutricionais sobre o que está pondo na mesa.

Participantes:

– Igor Britto, advogado especialista em Direitos do Consumidor pelo Idec;
– Pablo Cesário, gerente executivo de Relacionamento com o Poder Executivo pela CNI;
– Thalita Antony de Souza Lima, gerente geral de Alimentos da Anvisa;
– Deputado Vanderlei Macris (PSDB/SP), autor do projeto de lei nº 5522/2016, que “torna obrigatória, na rotulagem de alimentos industrializados, a exposição clara e destacada da quantidade de carboidratos, sal, açúcar e gordura utilizados em sua formulação”.
– Narayana Reinehr, do Conselho Regional de Nutrição do Distrito Federal. 

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Ginny Moraes

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES