Participação Popular

04/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Sexo desprotegido

A cada 17 segundos, uma pessoa é infectada com o vírus HIV no mundo. No Brasil, estima-se que 830 mil pessoas tenham o vírus. Embora o País seja considerado referência no tratamento e prevenção da doença, dados do Ministério da Saúde alertam para um avanço da infecção entre jovens (15 a 24 anos) e idosos. Entre 2006 e 2015, por exemplo, o número de infectados, na faixa etária de 15 e 19 anos, cresceu 187%, passando de 2,5 para 6,9 a cada 100 mil pessoas.

Além dos números do HIV, outros dados têm preocupado as autoridades: o aumento da quantidade de pessoas infectadas com outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia e HPV. No caso da sífilis, o Brasil vive uma situação de epidemia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, houve um crescimento de 27,9% de adultos infectados, se comparado com os dados de 2015. Para este ano, o Ministério prevê quase 95 mil registros da doença. Já em relação ao HPV, metade dos jovens brasileiros, entre 16 e 25 anos, têm a doença. Nesse caso, segundo especialistas, o uso da camisinha é capaz de barrar entre 70% a 80% das transmissões do HPV.

Além das vacinas, quando é o caso, especialistas afirmam que o uso regular e correto da camisinha é uma forma altamente eficaz para prevenção e combate às chamadas DSTs. Então por que o número de pessoas infectadas continua crescendo? As pessoas ainda têm resistência ao uso do preservativo? Como convencer os jovens, por exemplo, da importância do sexo seguro?

Convidados:

– José David Urbaéz, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia;
– Moysés Longuinho Toniolo de Souza, conselheiro nacional de Saúde;
– Erika Kokay (PT/DF), coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids;
– Christiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida;
– Gilmar Decária, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE