Participação Popular

02/06/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/06/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O uso de agrotóxicos nos alimentos

A Câmara dos Deputados analisa vários projetos que alteram a Lei de Agrotóxicos. Algumas propostas trazem mudanças nas regras para registro de novos pesticidas, outras alteram as regras de funcionamento da agência que regula o uso de agrotóxicos. Existe inclusive uma proposta para substituir o termo “agrotóxico” por “fitossanitário”.

Uma pesquisa do IBGE de 2015 mostra que o uso de pesticidas teve um aumento de mais de 150% nos últimos anos. O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo e também recordista na utilização dos produtos agrotóxicos no combate às pragas.

Você, consumidor, sabe se o alimento que chega à sua mesa está apto para ser consumido? Esses alimentos podem causar câncer ou outras doenças? É razoável utilizar essa quantidade de agrotóxicos nas lavouras do país?

Convidados 

• Juliana Acosta Santorum, representante da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

• João Henrique Hummel, diretor-executivo do Instituto Pensar Agro.

• Deputado Padre João (PT-MG), que foi relator da subcomissão da Comissão de Seguridade Social e Família que analisou as consequências do uso de defensivos químicos para a saúde humana e o meio ambiente.

• Deputado Zé Silva (SD-MG), primeiro extensionista (consultor técnico na área de extensão rural) a chegar ao cargo de deputado federal.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE