Documentários

Baixar

Vivaldo, Trabalhista de Raiz

Câmara dos Deputados
Cultura - geral - documentário - vivaldo - memória política
Vivaldo Barbosa, notável por sua dedicação às lutas do movimento trabalhista 

Memória Política – Vivaldo Barbosa narra a trajetória de um advogado e político brasileiro, notável por sua dedicação intransigente às lutas históricas do movimento trabalhista. Com o retorno de Leonel Brizola do exílio e a perda da legenda do PTB para Ivete Vargas, Vivaldo Barbosa se filiou ao PDT e tomou parte na campanha vitoriosa ao governo do estado do Rio de Janeiro, tornando-se Secretário Estadual de Justiça de 1983 a 1987.

Sua gestão na pasta foi marcada pela defesa dos direitos humanos, do direito à moradia e pela consolidação das instituições democráticas, que haviam sido desmanteladas por décadas de autoritarismo. Foi eleito deputado constituinte em 1987 e exerceu mais dois mandatos como deputado federal (1991-1995, 1999-2003).

Vivaldo Barbosa hoje dedica-se ao trabalho de escritor e apresenta o programa Nação Brasil na Rádio Livre 1440. É casado com a arquiteta Elane Frossard Barbosa e tem 4 filhos. Publicou A Rebelião da Legalidade (2002); Meeiros do Café – Gente e Ocupação da Zona Proibida do Caparaó (2009); O Pensamento Político do Iluminismo aos Nossos Dias : entre Individualismo e Comunidade (2010); e lançará em breve seu mais recente livro.

Direção, roteiro e pesquisa: Teresa Labarrère Produção: João Gollo, Lia Tavares, Hiran Albuquerque, Gabriela Flores Montagem: Guem Takenouchi Arte: Tiago Miollo Cinegrafista: Anari Amaral Auxiliar: Francisco Tadeu Trilha sonora original: Alberto Valério

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre