Câmara Debate

Baixar

Deputados analisam nova tentativa de acordo sobre vaquejada

A Câmara dos Deputados já retomou os debates sobre a regulamentação da vaquejada. A prática foi reconhecida como patrimônio cultural nacional, pouco depois de ter sido considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na avaliação dos ministros, a vaquejada causava maus-tratos dos animais. Agora, uma comissão especial tenta chegar a um ponto em comum entre os defensores da prática e os dos animais.

Os parlamentares vão analisar duas propostas que alteram a Constituição: a primeira classifica os rodeios, as vaquejadas e suas expressões artístico-culturais como patrimônio cultural imaterial brasileiro. A outra determina que práticas esportivas que utilizam animais não são cruéis. Essas práticas devem ser manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. Isso deverá ser garantido pela edição de uma lei específica que garanta o bem-estar dos animais. Para falar sobre essa nova tentativa de acordo, o programa reúne novamente os deputados João Fernando Coutinho, do PSB de Pernambuco, e Ricardo Izar, do PP de São Paulo.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Vania Alves

Câmara Debate

Todos os assuntos em discussão na Câmara dos Deputados são pauta para o Câmara Debate. Durante meia hora, dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo. O Câmara Debate trata em detalhes dos temas das audiências públicas nas comissões permanentes e temporárias, dos trabalhos das comissões parlamentares de inquérito e das votações em plenário.

De segunda a sexta, às 23h. Reprises: segunda a sexta, às 8h e às 20h30; e também de segunda a domingo, às 6h.

Todas as Edições