Participação Popular

Baixar

Aumento das passagens e qualidade dos transportes

É fato verídico que no Brasil a qualidade do transporte público em geral é muito ruim e cara. Ônibus velhos, superlotados e muita espera nos pontos de ônibus e metrô.

Mal começou o ano de 2017 e algumas cidades aumentaram o preço das passagens em até 25%, o que é muito acima da inflação no período de novembro de 2015 à novembro de 2016.

As tarifas cobradas, teoricamente, são para a manutenção do sistema. Como fatores das altas tarifas, os empresários apontam o preço dos combustíveis e as gratuidades a policiais, carteiros, estudantes e idosos.

Porque as planilhas dos custos do transporte não são discutidas com a sociedade? Porque as condições oferecidas à população são de péssima qualidade? Falta Fiscalização? Esse é o tema do Participação Popular desta segunda-feira (30), que será transmitido ao vivo, a partir de 13h.

Os convidados são o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Newton Ferreira da Silva Marques; e o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ), relator do substitutivo ao projeto de lei 5.010/16 que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, participa do programa por telefone. E o representante do Movimento Passe Livre do Distrito Federal e Entorno (MPL-DF), Paíque Duques, concede entrevista direto do link ao vivo na região central de Brasília.

Participe também, envie sua pergunta pelo 0800 619 619, WhatsApp (61) 99620-2573, e-mail participacaopopular@camara.leg.br ou Twitter @participacaopop.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições