Participação Popular

30/01/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Aumento das passagens e qualidade dos transportes

É fato verídico que no Brasil a qualidade do transporte público em geral é muito ruim e cara. Ônibus velhos, superlotados e muita espera nos pontos de ônibus e metrô.

Mal começou o ano de 2017 e algumas cidades aumentaram o preço das passagens em até 25%, o que é muito acima da inflação no período de novembro de 2015 à novembro de 2016.

As tarifas cobradas, teoricamente, são para a manutenção do sistema. Como fatores das altas tarifas, os empresários apontam o preço dos combustíveis e as gratuidades a policiais, carteiros, estudantes e idosos.

Porque as planilhas dos custos do transporte não são discutidas com a sociedade? Porque as condições oferecidas à população são de péssima qualidade? Falta Fiscalização? Esse é o tema do Participação Popular desta segunda-feira (30), que será transmitido ao vivo, a partir de 13h.

Os convidados são o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Newton Ferreira da Silva Marques; e o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ), relator do substitutivo ao projeto de lei 5.010/16 que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, participa do programa por telefone. E o representante do Movimento Passe Livre do Distrito Federal e Entorno (MPL-DF), Paíque Duques, concede entrevista direto do link ao vivo na região central de Brasília.

Participe também, envie sua pergunta pelo 0800 619 619, WhatsApp (61) 99620-2573, e-mail participacaopopular@camara.leg.br ou Twitter @participacaopop.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES