Ver TV
13/06/2016
O movimento estudantil pelas lentes da televisão
O movimento estudantil tem uma longa história de lutas no Brasil em defesa de causas democráticas e populares. Nos últimos meses os estudantes secundaristas voltaram às ruas, em várias cidades do país, em defesa de melhores condições de ensino. O Ver TV desta semana debate a cobertura do movimento estudantil realizada pela televisão. São nossos convidados:
Camila Lanes, presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. “Registrar, bater uma foto e contextualizar da forma que você quer é fácil. Difícil é você ir lá e ver, entender o que eles estão fazendo”.
Carlos Henrique Menegozzo, sociólogo, pesquisador dos movimentos de juventude no Brasil pós-68. “Historicamente a grande mídia tenta ter uma cobertura seletiva das manifestações. Eu acho que ai tem uma tensão muito forte entre o movimento e a mídia”.
Flávia Oliveira, presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. “Fazer um jornalismo sincero, onde você consiga de fato expressar, não só a verdade dos fatos, mas que você consegue também transmitir os sentimentos daquele momento é sem igual, não existe nada mais gratificante do que isso”;
A jornalista Eliza Capai está produzindo um documentário sobre a atuação do movimento estudantil neste momento e, para isso, acompanhou a ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo pelos estudantes. Ela contou, aqui para o Ver TV como foi a experiência.
O Ver TV ouviu também a antropóloga e professora da PUC de São Paulo, Silvia Borelli, sobre a cobertura do movimento estudantil realizada pela mídia comercial.
O cineasta argentino radicado no Brasil, Carlos Pronzato, é autor - entre outros - do documentário “A revolta dos pinguins”, sobre o movimento estudantil chileno. No Brasil, ele acompanhou a ocupação das escolas em São Paulo pelos estudantes secundaristas e produziu o documentário “Acabou a paz, isso aqui vai virar o Chile”. Para o Ver TV ele falou das diferenças entre a cobertura dos movimentos estudantis realizada pela mídia comercial e pela mídia alternativa.
Apresentador - Lalo Leal
Produtor Executivo - Vitor Chambon