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Propaganda de medicamentos

A automedicação é um perigo para a saúde, mas ainda assim ela continua sendo estimulada pela propaganda de remédios, principalmente através da televisão. A regulamentação existente nem sempre é cumprida, agravando ainda mais o problema. Como enfrentar essa questão que mexe com a vida de todos nós? É uma das perguntas que faremos aos nossos convidados desta semana...

Paula Renata Camargo de Jesus, professora de publicidade da universidade Mackenzie em São Paulo. Autora da tese de doutorado “Os slogans na propaganda de medicamentos”.

José Ruben Ferreira, médico, coordenador executivo da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, a Sobravime.

Melby Huertas, professora de administração da Fundação Educacional Inaciana. É autora da tese de doutorado “Atitude do consumidor frente à propaganda: um estudo sobre os apelos racionais e emocionais da propaganda na indústria farmacêutica”.

O Ver TV também entrevistou:

Maria José Delgado Fagundes, advogada e diretora da Interfarma, a Associação da Indústria Farmacêutica de pesquisa. Ela fala das advertências que aparecem ao final das peças publicitárias e da importância delas para evitar os riscos à saúde do consumidor.

Viviane Cristina Vieira, coordenadora do departamento de linguística da Universidade de Brasília e autora da tese de doutorado “Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos”. Ela avalia se a linguagem utilizada mudou com a atual legislação do setor ou se os apelos comerciais permanecem.

Vera Lúcia Luíza, coordenadora do núcleo de assistência farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública, vinculada à Fiocruz. Ela fala sobre o investimento publicitário nesse mercado e sobre a fiscalização das propagandas.

Sônia Amaro, advogada e supervisora institucional da Proteste, associação que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores. Ela fala sobre as dúvidas e questionamentos que o telespectador pode ter diante de uma propaganda de medicamento, das normas e leis que protegem o consumidor e como ele pode agir para se defender.

Apresentação - Lalo Leal

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A cada semana o VerTV se propõe a discutir o papel político, econômico, cultural e artístico que a televisão tem no Brasil. No ar desde fevereiro de 2006, o programa cumpre uma das missões da TV pública que é a de promover uma reflexão ampla e aprofundada sobre o próprio veículo. Para isso são convidados especialistas de várias áreas que dialogam com artistas, produtores, diretores de programas e jornalistas, entre outros. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

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