Estreia: 20/06/2015

Sexo e sexualidade na TV

O Ver TV desta semana vai falar sobre sexo. Um tema que acompanha praticamente toda a história da televisão brasileira, embora tratado de forma diferente em diferentes épocas. Vamos conversar sobre o apelo indiscriminado ao sexo visto em alguns programas e também sobre o tratamento mais sério que aparece em outros. Para isso nós convidamos:

Heloisa Buarque de Almeida, professora de antropologia social na Universidade de São Paulo. “O que eu acho que assusta na televisão, não é o quanto tem de sexo, mas como ele aparece”.

Jairo Bouer, médico psiquiátra. Desenvolve trabalhos sobre sexualidade em diversos veículos de comunicação. “Mas eu acho que a televisão perdeu um pouco também esse espaço de fórum de discussão hoje em função da internet”.

Desiree Monteiro Cordeiro, psicóloga. Integrante do Ambulatorio de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, do Hospital das Clinicas de São Paulo. “A TV tem esse poder de, não sei se manipular ou de interferir diretamente no que é certo e o que é errado”.

O Ver TV também entrevistou:

Kátia Krepsky Valladares, psicóloga e sexóloga. Ela analisa o papel da televisão na educação sexual e na formação dos valores e identidades sexuais.

Jane Felipe, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde integra o Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. Ela analisa a forma como a televisão aborda as questões de gênero.

Mary Neide Damico Figueiró, psicóloga. Ela fala da exploração que a TV faz do tema sexo e os tipos de valores que a televisão está passando para os jovens.

Apresentação - Lalo Leal
Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES