09/05/2015
Propaganda de bebidas alcoólicas na televisão
O estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas através de propaganda na televisão vem sendo discutido no Brasil há muito tempo. De um lado, fabricantes de bebidas, agências de publicidade e emissoras de televisão defendendo a situação atual. De outro, entidades médicas e de defesa do consumidor preocupadas com os males que o álcool traz à saúde e o consumo cada vez mais precoce de bebidas alcoólicas. O Ver TV desta semana entra nesse debate com os nossos convidados:
Paulo Gilberto Cogo Leivas, procurador regional da república, no Rio Grande do Sul.
Ana Cecilia Marques, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, a ABEAD.
André Porto Alegre, jornalista e publicitário. É membro do conselho de administração da Associação dos Profissionais de Propaganda.
O Ver TV também entrevistou:
Renato Godoy, jornalista e pesquisador do Instituto Alana, de defesa dos direitos das crianças. O Renato faz parte do Projeto Criança e Consumo, desenvolvido pelo Alana. Ele fala sobre a indústria de bebidas alcoólicas contra a restrição de suas propagandas e do impacto desses anúncios nas crianças.
Orlando Marques, publicitário, presidente da ABAP - a Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Ele dá sua opinião sobre a propaganda de bebidas alcoólicas na televisão.
Alexandre Trino, sanitarista e coordenador adjunto da área de saúde mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde. Ele avalia o impacto das advertências contra o consumo de bebidas alcoólicas diante da força da propaganda dessas bebidas.
Carlos Salgado, psiquiatra e integrante do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas. Ele analisa a força da propaganda no estímulo ao hábito de consumo e a associaçã do esporte e de atletas ao álcool.
Apresentação - Lalo Leal