Casa das Palavras
02/04/2015
Entrevista com o escritor uruguaio Eduardo Galeano

Não é todo dia que a gente conversa com uma lenda da literatura latino-americana. O uruguaio Eduardo Galeano conseguiu a proeza de se tornar um escritor popular e cult ao mesmo tempo. Autor de best-sellers como “As Veias Abertas da América Latina”, uma história do continente latino-americano do ponto de vista político e econômico, Galeano tornou-se uma referência para a esquerda, e um farol para quem quer que se interesse por literatura, de esquerda, de direita, de centro, de cima, de baixo, de lado...
Na última visita a Brasília, o Casa das Palavras tentou uma entrevista exclusiva com ele, mas não deu, a agenda não permitiu. O jeito foi enfrentar a entrevista coletiva, na verdade uma maravilhosa bagunça coletiva.
Bagunça que tornou o papo ainda mais interessante. Por três vezes ele concluiu a entrevista. Por três vezes reiniciou, porque não resistia às provocações.
A fama de mal humorado, turrão e enjoado foi pro espaço. Galeano deu um show de inteligência e bom humor. Os melhores momentos da coletiva de Eduardo Galeano estão nesta edição do Casa das Palavras.
Apresentação - Paulo José Cunha