Participação Popular

Programas da TV Câmara

Estreia: 27/03/2015

Jovens e alcoolismo

TV Câmara
Economia - Indústria e Comércio - VT Alcool cerveja bebida

Recentemente o Congresso aprovou um Projeto de Lei que tipifica como crime a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Mas, entre jovens de 18 e 24 anos, quase 19% deles são dependentes do álcool e 78% já experimentaram bebidas alcoólicas. O levantamento, disponível há uma década, foi o último realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas do Ministério da Justiça e põe em xeque a saúde dessa geração.

Por um lado há o marketing agressivo das indústrias de bebidas alcoólicas, que pode ser uma explicação para o aumento no consumo de bebidas e já movimenta na Câmara uma discussão pelo endurecimento das regras de publicidade. Mas seria a propaganda a causa, ou isso é consequência do alcoolismo precoce? Por que os jovens bebem tanto? Eles estão mais inseguros, mais depressivos?

O Participação Popular desta semana discute o assunto. Os convidados do programa são a psicóloga Luci Porto, que atua há 30 anos em prevenção e intervenção na área de alcoolismo e outras drogas, e a médica especialista em adolescentes Mônica Mulatinho de Almeida. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que é médico psiquiatra, participa por telefone. A equipe do programa também ouve a opinião do público que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, no Centro de Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE