Palavra Aberta

Baixar

Estreia: 24/03/2015

Relator da comissão de Reforma Política diz que sistema eleitoral é uma “aberração”

O programa Palavra Aberta desta terça-feira (24) recebe o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão especial que analisa a Reforma Política. Durante a entrevista, o parlamentar critica o modelo eleitoral do país. “O nosso sistema eleitoral é uma aberração. Há um consenso aqui hoje, sistema eleitoral pior do que esse [que usamos hoje] não existe”. Castro cita o modelo alemão como referência: “parte dos deputados são eleitos pelo sistema proporcional e parte majoritário” e critica a coligação que seria “a negação do sistema partidário”.

O deputado faz um resumo das propostas que deverão estar no relatório: “coligações partidárias, cláusula de barreira, federações partidárias, diminuição do prazo de filiação partidária (todos com seis meses), acabar com a reeleição para cargos no Executivo, coincidência das eleições e cinco anos de mandato (inclusive de senadores)”. No caso da escolha dos Senadores há ainda outra mudança: “os três mais votados formariam a lista de titular e suplentes”.

Apresentação - Regina Assumpção

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre