Participação Popular

Pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Rose Brasil
Direitos Humanos - deficiente - Frentista Pablo da Paz, cadeirante, abastece carro no 1º Posto Cidadão, em Brasília.
Menos de 1% dos deficientes estão no mercado formal de trabalho
Com mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou 23,92% da população brasileira, de acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), apenas 325 mil estão no mercado formal de trabalho, ou menos de 1% dos deficientes.

O emprego de pessoas com deficiência está amparado pela Lei 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas, que obriga as empresas com 100 ou mais empregados a reservarem vagas. Entretanto, de um lado alega-se que falta mão de obra qualificada e, de outro, que as vagas ofertadas são apenas para subempregos.

O Participação Popular desta sexta-feira (6) discute o que pode ser feito para ampliar a oferta de vagas para pessoas com algum tipo de deficiência. 

Os convidados do programa são o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José do Nascimento Ferreira, e a coordenadora geral de Acompanhamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social, Elyria Yoshida. deputado Laercio Oliveira (SD-SE), autor de projeto que altera Lei de Cotas, e a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), defensora de políticas públicas para pessoas com deficiência, concedem entrevista por telefone.

A equipe do Participação Popular ainda conversa com o vice-presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Willian Ferreira, a atleta paraolímpica de lançamento de dardo, Shirlene Coelho, e o advogado cadeirante Dilto Marques Nunes, via teleconferência.

O programa é apresentado na TV Câmara e na Rádio Câmara, às 18 horas, ao vivo.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições