Participação Popular

Falta de vagas nas creches

Divulgação/Ministério da Educação
Educação - Sala de Aula - Creches

A primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE), lei aprovada pelo Congresso em 2014, estabelece a ampliação de vagas em creches para atender, pelo menos, a metade das crianças de zero a três anos.

Pelo país, os governos municipais enfrentam uma guerra contra o relógio para garantir essas vagas, já que a Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural (2012) revelou que apenas 26% das crianças frequentavam creches nas áreas urbanas, e 12% nas áreas rurais.

A falta de vagas nas creches brasileiras e a importância delas para o desenvolvimento das crianças são temas do Participação Popular desta sexta-feira (27).

Os convidados do programa são o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), Fábio Pereira de Souza, e a doutora em acesso à educação infantil, Fátima Guerra. O deputado Osmar Terra (PMDB-RS), relator do PL 6998/2013, que inclui proteção à primeira infância no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), participa do programa por telefone.

Apresentação – Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre