Participação Popular

Produção individual de energia a partir de fontes renováveis

TV CÂMARA
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
Com a produção de energia solar, diminui a necessidade de construir grandes usinas?
Desde 2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis (solar, eólica, entre outras) e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Segundo o jornal Valor Econômico, a rede de distribuição poderá comprar mais excedente em breve: o limite passaria de três para seis horas. 

Que outras medidas poderiam ser implementadas para aumentar a produção individual de energia elétrica? Você acredita que essa produção individual pode equilibrar a oferta e a demanda do setor? Será esta a solução para diminuir a necessidade de construir grandes usinas?

A produção individual de energia, conhecida como micro e minigeração, é o tema do Participação Popular desta semana. 

O programa é apresentado na TV Câmara e na Rádio Câmara, às 18h, ao vivo. 

Convidados: Juan José Verdésio, doutor em Economia Aplicada à Energia; representante da agência reguladora Aneel; Gustavo Cherubine, presidente da Sociedade do Sol; e Carlos Eduardo Tiusso, empresário da Voltaica Energia Solar.

Apresentação - Vania Alves

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre