Participação Popular

Programas da TV Câmara

21/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Vai uma carne de jegue?

Pouco a pouco as pequenas cidades nordestinas foram invadidas pelas motocicletas. O campo já havia trocado o arado puxado por animais pelos tratores. As rodas d’água já haviam ficado no passado. E os icônicos jegues perderam seu lugar. O animal que durante séculos acompanhou o nordestino na lida diária começou a ser solto nas estradas, a se juntar em tropas que provocam acidentes e vagam sem rumo. E até hoje já foram mais de três mil animais apreendidos nas estradas. Foi daí que um promotor público teve a ideia de utilizar a carne do jegue para alimentar a população do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Mas a proposta não resolveria o problema da superpopulação de jegues abandonados porque, para o consumo humano, o jegue teria de ser criado em cativeiro para ser comido. Mas será que o brasileiro aceitaria essa novidade à mesa?

No estúdio de Brasília o Participação Popular recebe a nutricionista Luciane Felix e a diretora da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal, Simone Lima. Por telefone, conversaremos também com o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que defende a carne de jegue. E a sociedade participa na Praça Sete de Setembro, direto de Natal, RN, onde a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB / RN, Marise Duarte, também vai comentar o assunto.

Carne de cavalo
Será que o cardápio do brasileiro vai incluir a carne de jegue?

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES