20/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Consumidor pode sair de concessionária com tanque cheio

Em 2012, a produtora Paula Miranda e o marido compraram um carro novo. Ao saírem da concessionária, a pouca quantidade de combustível no veículo foi motivo de apreensão para o casal.

"A gente descobriu, no momento da saída que realmente o tanque estava vazio. A nossa sorte é que próximo à concessionária tinha um posto de combustível. Porque senão a gente ia passar um aperto muito grande, ia ser uma dificuldade muito grande."

Para evitar dores de cabeça ao consumidor, uma proposta em análise na Câmara obriga as montadoras a entregar os veículos à concessionária já com pelo menos dez litros de combustível. O projeto estabelece multa de mil reais por automóvel a quem descumprir a regra. É o que explica o autor do projeto, deputado Décio Lima.

"A saída que a lei que apresentei prevê é obrigando o fabricante a, quando entregar às concessionárias, já entregue o equipamento em condições que ele possa sair da loja e ir até o primeiro posto de gasolina até porque hoje também é proibido você comprar combustível e armazenar em pequenos galões para removê-lo à distância num outro local. Então essa é uma legislação que pretende sobretudo proteger o consumidor e também resolver um problema aparentemente simples mas que causa muitos constrangimentos às pessoas que vão adquirir um veículo novo no Brasil."

Reportagem — Paula Bittar

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES