Participação Popular

05/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Voto facultativo: bom ou ruim para democracia?

O Brasil é um dos 31 países do mundo onde o voto é obrigatório. Isso dentro de um universo de 236 nações que realizam eleições regulares. Entre os países chamados desenvolvidos, somos acompanhados apenas por Áustria, Bélgica, Chile e Cingapura. Mas é possível que deixemos em breve esse restrito clube.

Desde as manifestações de junho de 2013, movimentos populares começam a trazer a reivindicação do voto facultativo. No Congresso, 23 projetos de lei querem desobrigar o brasileiro de votar. Para muitos, isso seria deixar de tratar o cidadão como um ser tutelado. Só votariam aqueles conscientes de sua escolha.

Mas há aqueles que acreditam que o País ainda não está maduro e a obrigação de votar é pedagógica, obriga o cidadão a pensar na vida política do País. O voto seria a maior expressão da cidadania.

Esse é o tema desta edição do Participação Popular.

Convidados: José Alves Donizeth, professor de ciência política da Universidade de Brasília, e Walter Costa Porto, ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral.

Apresentação - Ginny Morais

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE