27/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Turismo pode virar direito fundamental do idoso

O Estatuto do Idoso prevê uma série de direitos fundamentais para as pessoas com mais de 60 anos. Entre eles estão educação, saúde, lazer, esporte, cultura. Um projeto em análise na Câmara pode aumentar essa lista. A ideia é que, para os idosos, o turismo também seja considerado fundamental.

Quase 25 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que representa 12 por cento do total da população. A expectativa de vida das pessoas vem aumentando - hoje está em 74 anos de idade. Ainda segundo o IBGE, o país caminha para ter uma população, na maioria, idosa. Já em 2030 o grupo de pessoas com 60 anos ou mais poderá ter ultrapassado o número de crianças de até 14 anos. E a idade mais avançada pode significar mais tempo livre e até mesmo mais dinheiro. Segundo o diretor do departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, a população com mais de 60 anos representa 20 por cento do poder de consumo do país.

Pra garantir que pessoas com mais de 60 anos de idade tenham serviços turísticos oferecidos à sua faixa etária, um projeto em análise na Câmara altera o Estatuto do Idoso pra incluir o turismo entre os direitos fundamentais dos idosos, assim como saúde, educação, cultura e esporte. O projeto determina que o Poder Público estimule o desenvolvimento do mercado turístico nacional segmentado para o público idoso. Para o deputado Vitor Paulo, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, a iniciativa é positiva, mas é preciso botar em prática vários pontos já previstos no Estatuto do Idoso.

Coordenadora dos Direitos do Idoso na Secretaria de Direitos Humanos, Neusa Pivatto Muller acredita que as condições financeiras da maioria dos idosos não permitem que eles tenham acesso ao turismo.

Reportagem: Paula Bittar

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES