Expressão Nacional

O legado da Copa

Legado da Copa e das Olimpíadas para o Rio de Janeiro

Foram anos de preparação, muitas expectativas e também muitas polêmicas. A Copa do Mundo atraiu milhares de turistas e fez o mundo inteiro voltar os olhos para o Brasil. Mas especialistas ainda estão divididos quanto ao legado deixado pelo mundial: alguns acreditam que os custos das obras de infraestrutura, reforma e construção de estádios não compensaram. Outros dizem que, além dos ganhos em mobilidade urbana nas cidades-sede, o Brasil conquistou uma grande vitória em termos de organização e projeção de uma imagem positiva no exterior.

E você, o que acha? O que fica para o Brasil e para os brasileiros? Quais os principais legados da Copa?

Para discutir o assunto, o Expressão Nacional convidou os deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Sibá Machado (PT-AC); o pesquisador Paulo Henrique Azevedo, professor da Universidade de Brasília, e o economista Newton Marques.

O professor Paulo Henrique Azevedo atua na área de "Gestão e Marketing do Esporte". Ele criou na UnB o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e é coordenador geral do Programa Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP).

Newton Marques é mestre e doutor em Economia. Trabalhou de 1976 a 2011 no departamento econômico do Banco Central do Brasil.

O Expressão Nacional, apresentado por Maristela Sant’Ana, é exibido ao vivo na TV, na Rádio Câmara e também pela internet no www.camara.leg.br/tv às 21h30 das terças-feiras. Você pode mandar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o 0800619619 e para o twitter @xnacional.

Expressão Nacional

O Expressão Nacional aborda os grandes temas brasileiros. Representantes do governo Federal, da sociedade civil organizada e deputados debatem ao vivo e de forma aprofundada assuntos como economia, política externa, meio ambiente e tecnologia, entre outros. Opiniões que podem influenciar a tramitação dos projetos enviados ao Congresso Nacional. O público participa enviando perguntas, respondidas ao vivo pelos convidados. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Ao vivo toda terça-feira, às 19h, com reprises na quinta, 0h, sexta, 19h, sábado,17h e domingo, às 9h e 19h

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre