Câmara Hoje
09/07/2014
Comissão de Agricultura debate Plano Brasil Agroecológico
O plano Brasil Agroecológico, que tem o objetivo de promover a transição da agricultura brasileira para um modelo mais sustentável, com menos uso de agrotóxico. O plano, lançado no fim do ano passado pela presidente da República, Dilma Rousseff, foi debatido hoje na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
O Brasil utiliza 5 litros de agrotóxicos por pessoa ao ano. Um recorde, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. E para mudar essa realidade, o plano Brasil Agronegócio prevê uma série de ações, como financiamento com taxas menores para o setor, pesquisa e transferência de conhecimento para os agricultores e um programa de compra de sementes pelo setor público. No total, serão investidos quase 9 bilhões de reais. Para a deputada Luci Choinacki, do PT de Santa Catarina, já houve mudança na agricultura familiar brasileira.
O secretário de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, conta que o governo federal quer certificar 50 mil produtores de orgânicos e aumentar os programas de desenvolvimento de tecnologia para setor. Para isso, conta com o apoio da Embrapa, como explica o representante da empresa na audiência pública aqui na Câmara, Waldir STUMPFF.
Atualmente o Brasil conta com sete mil produtores com certificação, dos dez mil cadastrados.