Câmara Hoje
18/06/2014
Laboratório Hacker busca interatividade para facilitar compreensão de projetos de lei
As feras da tecnologia estão juntas novamente em uma nova missão no Laboratório Hacker, o projeto da Câmara que usa o talento de quem domina a informática para criar aplicativos voltados ao exercício da cidadania.. O desafio é usar dispositivos de informática para tornar mais fácil a compreensão dos dados legislativos e sociais. E não só de computador, tablet ou celular inteligente vivem essas novas tecnologias. Uma simples boneca infantil pode ser tornar um instrumento para essa aproximação entre povo e parlamentar. Tudo graças à ferramenta de origem digital conhecida como Arduíno.
Arduíno é um dispositivo eletrônico capaz de trabalhar e demonstrar informações. A plataforma, acoplável a computadores, tem diversas aplicações, como controle de robôs e motores, entre outras. No entendimento dos coordenadores do Laboratório Hacker e de quem usa a ferramenta em projetos experimentais, o instrumento de baixo custo tem todos os elementos para ser utilizado em ações de cidadania.
Os participantes têm a oportunidade de aplicar essa tecnologia para a compreensão e a apresentação de dados legislativos e sociais de forma simples e criativa. Especialistas em interatividade conduzem as experiências, com o apoio do Garoa Hacker Clube e do Grupo Arduíno-Brasília. E os exemplos de aplicação vão surgindo da criatividade que o Laboratório Hacker estimula.