Câmara Hoje
29/05/2014
Especialistas alertam para perigo de superbactérias
O uso excessivo de antibióticos e suas consequências quase catastróficas foi o tema de uma audiência pública que aconteceu hoje na Comissão de Seguridade Social e Família aqui da Câmara. Um dos maiores problemas é que esse uso exagerado vem criando bactérias cada vez mais resistentes. E o perigo é o surgimento das chamadas superbactérias.
É como se o futuro que se vê nos filmes catástrofe de Hollywood estivesse deixando a ficção e virando realidade. As pessoas usam antibióticos demais, e isso gera bactérias resistentes a eles. Pelo processo de seleção natural, essas bactérias ficam na terra porque são mais fortes. São as superbactérias, para as quais não existem remédios.
Há quatro culpados principais: as pessoas que se automedicam, as farmácias que insistem em vender remédios sem reter a receita, a fiscalização precária e a falta de um protocolo entre os médicos para a prescrição de antibióticos.
A Organização Mundial de Saúde, OMS, afirma que o mundo está caminhando para uma era pós-antibiótico, em que pessoas morrem de infecções simples que há décadas eram tratáveis. A OMS acrescenta em seu estudo que provavelmente haverá consequências "devastadoras" se não forem tomadas medidas com urgência.