Documentários

Baixar

Estreia: 10/05/2014

Enciclopédia do Riso e da Dor

BANNER ENCICLOPEDIA RISO_01

O documentário Enciclopédia do Riso e da Dor, com direção de Guga Caldas, mostra o funcionamento da Justiça brasileira no período da ditadura militar. A produção conta com relatos de grandes nomes do meio jurídico brasileiro que se especializaram na defesa de presos políticos, como Eny Moreira, Rosa Maria Cardoso, Técio Lins e Silva e Modesto da Silveira.

Numa série de depoimentos comoventes, o documentário revela a coragem de um grupo de advogados que decidiu lutar contra os desmandos do regime. Calcula-se que a ditadura militar realizou mais de 25 mil prisões políticas – na sua maioria, estudantes e trabalhadores que foram submetidos aos mais variados tipos de tortura, muitas vezes resultando na morte do preso. O documentário mostra como era difícil a luta desses advogados até mesmo para descobrir em que quartel ou delegacia se encontravam seus clientes; como era a busca por desaparecidos e as consequências desse enfrentamento com o regime de exceção.

Enciclopédia do Riso e da Dor também revela o trabalho heróico e clandestino desses advogados, que passaram a copiar os processos arquivados nos tribunais militares – numa tentativa de preservar a memória deste período e comprovar a arbitrariedade das prisões.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Guga Caldas
Edição e Finalização: Guem Takenouchi
Imagens: Edson Cordeiro
Auxiliar: Alessandro Palmier
Produção: Pedro Henrique Sassi
Arte: Pedro Mafra
Pesquisa: André Bergamo

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições