Câmara Hoje

Baixar

Estreia: 03/04/2014

Exposição apresenta um panorama da ditadura militar

A exposição Instituições Mutiladas, Resistência e Reconstrução Democrática apresenta um panorama dos principais fatos da ditadura militar. A mostra utiliza fotos e textos para explicar como o golpe de 64 ganhou força e como ele chegou ao fim em 1985.

A mostra destaca os três momentos em que o Congresso foi fechado pelos militares: em1966, 1968 e 1977. Ao todo, 173 deputados e 3 ministros do Supremo Tribunal Federal foram cassados e perseguidos politicamente. O interesse maior era eliminar o que os militares chamavam de “ameaça comunista”.

Um dos painéis mostra a lista dos mortos ou desaparecidos durante o regime. As formas de resistência, como os movimentos estudantil e e sindical, também integram o trabalho criado pelos consultores da Câmara Márcio Rabat e Débora Bithiah.

A exposição lembra ainda que, em 2012, foi criada a Comissão da Verdade, que vai investigar as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura.

Câmara Hoje

Telejornal com as principais notícias do Legislativo. Além das tradicionais reportagens, o Câmara Hoje realiza, diariamente, debates, ao vivo, sobre os grandes temas do dia. Repórteres que acompanham os bastidores do Legislativo trazem as informações mais quentes e entrevistam seus convidados - parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

De terça a sexta-feira, às 9 horas

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre