Documentários

Baixar

Estreia: 28/03/2014

Esquerda Volver

Esquerda Volver é o mais novo documentário da TV Câmara. Realizado em HD e com 24 minutos de duração, o filme é o registro histórico de um aspecto pouco conhecido da ditadura militar no Brasil: a perseguição e expulsão de militares contrários ao golpe de Estado das fileiras do Exército, Marinha, Aeronáutica e da Polícia Militar.

Esquerda Volver investiga a história de três militares que foram vítimas do regime por terem vínculo com o comunismo. Nos meses seguintes ao golpe de 64, o capitão de mar e guerra Fernando de Santa Rosa respondeu a um inquérito do Centro de Informações da Marinha (Cenimar), ficou dois meses preso em um navio e foi expulso das Forças Armadas sob a acusação de ter “vocabulário comunista”.

No mesmo ano, o militar Joaquim Aurélio de Oliveira participou da ocupação do Sindicato dos Metalúrgicos, no Rio de Janeiro, numa reivindicação por melhores condições de vida para os marinheiros. Com o golpe, Joaquim foi expulso da Marinha junto com centenas de outros praças e oficiais.

Já o tenente-coronel Vicente Silvestre, da PM de São Paulo, também esteve no centro de outro episódio marcante do regime militar: a batalha da Rua Maria Antônia, em outubro de 1968, protagonizada por estudantes de esquerda, da Universidade de São Paulo (USP), e de direita, do Mackenzie. À frente de uma tropa destacada para conter o tumulto, o tenente Silvestre se recusou a obedecer à ordem de um superior que contrariava suas convicções pessoais. Preso no DOI-Codi, em São Paulo, Silvestre foi vítima de torturas e acabou expulso da corporação em 1976.

O filme foi produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara e tem por objetivo jogar luz sobre uma questão do regime militar ainda pouco debatida, na data em que se completam 50 anos do golpe. Com a ajuda do professor Paulo Cunha, consultor da Comissão Nacional da Verdade, o documentário “Esquerda Volver” resgata a memória de três casos emblemáticos da ditadura no Brasil, que desmentem a crença de que os militares apoiaram o golpe em uníssono.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Santiago Dellape
Produção: Pedro Henrique Sassi e João Gollo
Edição: Ernani Pelúcio
Imagens: Cláudio Adriano
Auxiliar: Roberto Bispo
Videografismo: Tiago Keise
Trilha Original: Eurípedes Martins

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre