Participação Popular

07/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular discute as novas regras para tirar carteira de habilitação

O país acompanhou o acidente que aconteceu no Rio de Janeiro em que um caminhão, trafegando em alta velocidade em horário não permitido para veículos de carga, e com a caçamba levantada, derrubou uma passarela e matou quatro pessoas. O motorista falava ao celular no momento do acidente, completando uma sequência de infrações cometida por um mesmo veículo em um curto espaço de tempo.

O Brasil é campeão mundial de mortes no trânsito e casos como o do Rio revelam que esse número está relacionado à formação e à educação dos condutores. Pensando nisso, o governo federal criou uma nova regra, obrigando as autoescolas a oferecer aulas em simuladores de direção. Além das tradicionais 20 aulas práticas, o aluno deverá ser submetido a mais 5 aulas no aparelho. As autoescolas reagiram. Segundo elas, a novidade representará 20% a mais nos custos.

Tirar a carteira de habilitação se tornaria mais caro e mais demorado. É um custo que vale a pena? O Participação Popular debateu esse tema no programa de 7 de fevereiro.

Convidados: Paulo Cesar Marques da Silva, professor de Engenharia de Tráfego da UnB; Francisco Joaquim Loiola, presidente do Sinauto-DF; Dirceu Rodrigues Jr.; e Dep. Marcelo Almeida (PMDB-PR).

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES