Expressão Nacional
03/12/2013
Reforma do ensino médio foi tema do programa desta semana
O ensino médio reúne alguns dos piores indicadores da educação brasileira. Nessa etapa, ocorrem as maiores taxas de abandono escolar e também as notas mais baixas no Ideb, índice que mede a qualidade das escolas. Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil de 2011 revelam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio sabendo o que deveriam em matemática, ou seja, quase 90% dos alunos não aprendem o esperado.
O Ministério da Educação criou um grupo para estudar mudanças no ensino médio. Na Câmara, uma comissão especial aprovou novo modelo com algumas mudanças. O texto prevê a universalização da educação em tempo integral, reorganiza o currículo por áreas (linguagens, matemática, ciências da natureza, humanas e formação profissional) e amplia para quatro anos a duração do ensino médio noturno. O relatório agora vai virar um projeto de lei.
Convidados: Moaci Alves Carneiro – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação / DF; Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO); Priscila Cruz - diretora-executiva do Todos pela Educação; Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG).
Confira a íntegra do Expressão Nacional que discutiu o assunto nesta terça-feira, 3 de dezembro.