Documentários

Baixar

Leônidas Pires Gonçalves

O ex-ministro do Exército Leônidas Pires Gonçalves presta um longo depoimento ao Programa Memória Política. Ele fala sobre o golpe de 64, a redemocratização do País e o papel das Forças Armadas. Pires Gonçalves relata os acontecimentos dos “anos de chumbo” e os métodos utilizados pela repressão política para combater a guerrilha urbana. Abre os porões do DOI-CODI e conta sobre a tortura e os torturados durante os 21 anos do regime militar.

Ficha Técnica

Edição e Texto: Ana Maria Lopes
Entrevista: Tarcísio Holanda, Ana Maria Lopes e Ivan Santos
Edição de Imagens: Joelson Maia
Narração: Pedro Pontes
Produção: Bárbara Bomfim e Silvana Meireles
Iluminação: Francisco Nilton
Câmera: Salvatore Casella
Áudio: Emmanuel Bezerra


Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

vinheta memória política 150x92
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Duração: 74 minutos Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre