Câmara Agora (2019)
19/09/2002
Movimento homossexual quer que presidenciáveis analisem plataforma política gay
O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL BRASILEIRO, COM APOIO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, LANÇOU, NA CÂMARA, A PLATAFORMA POLÍTICA DE GAYS, LÉSBICAS, TRAVESTIS, TRANSSEXUAIS E BISSEXUAIS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO. O DOCUMENTO FOI ENTREGUE PARA OS REPRESENTANTES DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
EM DOIS DIAS DE ENCONTRO, REPRESENTANTES DE HOMOSSEXUAIS DO PAÍS INTEIRO ELABORARAM AS PROPOSTAS DE POLÍTICAS DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E MEDIDAS DE AFIRMAÇÃO DA IGUALDADE. A MAIORIA DAS REINVINDICAÇÕES ESTÁ RELACIONADA ÀS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, TRABALHO, SAÚDE, JUSTIÇA, CULTURA, DIREITOS HUMANOS E CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ALÉM DE AÇÕES AFIRMATIVAS, OS HOMOSSEXUAIS ESTUDARAM NESSE ENCONTRO O QUE PARA ELES SEMPRE FOI UMA CAIXA PRETA: VERBAS ORÇAMENTÁRIAS PARA GARANTIR QUE ALGUMAS DAS MEDIDAS POSSAM SER IMPLEMENTADAS.
(...)
APENAS TRÊS REPRESENTANTES DE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FORAM BUSCAR A PLATAFORMA DOS HOMOSSEXUAIS: OS DAS COLIGAÇÕES DE LULA E DE CIRO GOMES, E DO CANDIDATO DO PSTU, JOSÉ MARIA. DE QUALQUER MODO, OS HOMOSSEXUAIS VÃO ENTREGAR A PLATAFORMA AOS COMITÊS CENTRAIS DOS CANDIDATOS E AGUARDAM RESPOSTAS QUE SERÃO DIVULGADAS PARA TODA A COMUNIDADE GAY. ELES GARANTEM QUE ESTARÃO DE OLHO NOS POLÍTICOS E NA POSIÇÃO DELES PARA AS SUAS PROPOSTAS.
(...)
(...)
O FIM DO ENCONTRO DOS HOMOSSEXUAIS FOI MARCADO POR ESTA MANIFESTAÇÃO NO GRAMADO DO CONGRESSO NACIONAL, COM A BANDEIRA SÍMBOLO DA COMUNIDADE. SEGUNDO ESTUDOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS, OS HOMOSSEXUAIS REPRESENTAM 10% DA POPULAÇÃO DE CADA COMUNIDADE. NO BRASIL, ELES SIGNIFICAM PELO MENOS 17 MILHÕES DE PESSOAS.
(...)