Câmara Hoje
30/11/2010
Jáder Barbalho renuncia ao mandato de deputado federal
A dois meses de concluir o mandato, o deputado Jáder Barbalho (PMDB-PA) renunciou ao cargo. Jáder se elegeu para o Senado nas últimas eleições com 1 milhão e 800 mil votos, mas está impedido de tomar posse como senador porque caiu na Lei da Ficha Limpa. Ele foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral por ter renunciado ao mandato de senador para fugir da cassação, em 2001.
Esta é a segunda renúncia de Jáder Barbalho. O político paraense começou sua carreira em 1966, quando se elegeu vereador em Belém, depois deputado estadual, deputado federal e governador do estado, em 1982. No governo Sarney, foi ministro da Reforma Agrária e da Previdência. Em 1990, voltou ao governo do Pará e quatro anos depois, era eleito senador. Em 2000 envolveu-se em denúncias de corrupção na Sudam e entrou em confronto direto com o senador Antonio Carlos Magalhães. Terminou renunciando ao mandato de senador. E depois chegou a ser preso sob a acusação de desvio do dinheiro público. Desde 2002, é deputado federal.
Este ano elegeu-se senador com 1 milhão e 800 mil votos, mas, por conta da renúncia ao Senado em 2001, caiu na Lei da Ficha Limpa, e o Supremo Tribunal Federal o considerou inelegível. Esta tarde, a deputada Vanessa Grazziotin, presidindo a sessão da Câmara, leu a carta de renúncia de Jáder ao cargo de deputado federal. Dois deputados foram à tribuna comentar a renúncia.
O deputado Jáder Barbalho está em Belém e não quis se pronunciar sobre a renúncia. Ann Pontes, também do PMDB, assume a vaga.
CRÉDITOS:
1 – Dep. VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB-AM)
2 - DEP. FERNANDO CHIARELLI (PDT-SP)
3 – DEP. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ)