Câmara Hoje

Baixar

As CPIs que marcaram a história do Parlamento

Comissão Parlamentar de Inquérito, ou simplesmente: CPI. A sigla ficou famosa com a atuação de deputados e senadores na investigação de denúncias de corrupção. Dar ao Congresso poderes de um tribunal já fez história. Um dos episódios mais marcantes da política brasileira, o impeachment do presidente Collor, começou numa CPI.
Depoimentos, personagens, denúncias... Uma denúncia de corrupção deu origem àquela que ficou conhecida como a CPI dos Anões do Orçamento. Parlamentares foram acusados de direcionar verbas orçamentárias para entidades filantrópicas de fachada que devolviam o dinheiro aos próprios parlamentares. Seis deputados foram cassados, outros quatro renunciaram.
CPI não investiga só corrupção. A dos medicamentos investigava o aumento abusivo do preço dos remédios depois do Plano Real. Foi a CPI que revelou o que se passava nos porões da indústria farmacêutica. O presidente da Associação de Farmácias Brasileiras, Aparecido Bueno Camargo, falou sobre os B.O., remédios bons pra otários. A CPI provou que em alguns casos o aumento do imposto pelas indústrias foi de mais de 100% acima da inflação.
Uma CPI deu origem à maior crise do governo Lula: a CPI do Mensalão. A palavra hoje famosa fazia referência ao pagamento mensal de propina a deputados em troca de apoio ao governo.
40 pessoas foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal. O julgamento ainda não se encerrou.
Uma tragédia marca o início de outra CPI. No final de 2006, um jato Legacy toca o avião da Gol que seguia de Brasília para Manaus. 154 pessoas morrem. O acidente mostrou a fragilidade do sistema de transporte aéreo nacional. Aqui foi revelado teor da conversa entre os pilotos do jato Legacy. Foi a partir dessa CPI que se evidenciou a necessidade de investimento no setor.

CRÉDITOS:
1 - JORGE CARLOS BOTELHO - Sind. Trab. Proteção ao Vôo

Câmara Hoje

Telejornal com as principais notícias do Legislativo. Além das tradicionais reportagens, o Câmara Hoje realiza, diariamente, debates, ao vivo, sobre os grandes temas do dia. Repórteres que acompanham os bastidores do Legislativo trazem as informações mais quentes e entrevistam seus convidados - parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

De terça a sexta-feira, às 9 horas

facebook twitter youtube

Todas as Edições