10/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Analfabetos funcionais são 20% da população brasileira

Esta semana o IBGE divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), um verdadeiro "raio x" sobre o modo de viver do brasileiro a partir de quesitos como educação, salário, moradia e saúde. Em linhas gerais, a pesquisa confirma a velha máxima que diz que o Brasil é um país de fortes contrastes sociais.
A Pnad entrevistou 153 mil pessoas em todo o País até setembro de 2009 e constatou que, mesmo em ano de crise, houve aumento de 483 mil vagas com carteira assinada no País. O número de empregados domésticos formais passou de 7 milhões, uma alta de 9%. A pesquisa também revelou que o brasileiro tem filhos mais tarde e em menor quantidade, que usa cada vez mais o celular e menos o fixo e que frequenta mais a internet: hoje somos 68 milhões de internautas.
Por outro lado, os dados do IBGE lembram que a realidade ainda é difícil em questões básicas. A Pnad mostra, por exemplo, que um em cada cinco brasileiros, de 15 anos ou mais, são analfabetos funcionais, ou seja, tem menos de quatro anos de estudo. Os totalmente analfabetos chegam a quase 10% da população. Com relação ao saneamento básico, na média, somente 59% das casas têm coleta de esgoto adequada e, em algumas regiões, a situação é muito mais grave.
Neste segundo bloco do Panorama, você ainda acompanha: Uma proposta que aumenta o salário de ministros do STF e do procurador geral da República já está na Câmara. De acordo com o texto, o salário passa dos atuais R$ 26 mil para R$ 30 mil.
O presidente Lula sancionou esta semana uma lei, aprovada no Congresso, que vai trazer mais agilidade para os processos que correm na Justiça. Ela torna menos burocrático e mais rápido o recurso conhecido como agravo de instrumento.
O Dia do Cerrado é comemorado neste sábado (11/09). O Panorama aproveita a data para lembrar a importância desse bioma.
Adolescentes infratores que estão internados no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), em Brasília - vieram conhecer de perto como funciona o Congresso Nacional.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES