17/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

17/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputado Domingos Dutra completa uma semana em greve de fome

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) completou nesta quinta-feira (17/6) sete dias em greve de fome. Ele protesta contra a decisão do PT nacional, que determinou o apoio à candidatura de Roseana Sarney, do PMDB, ao governo do Maranhão. Também está fazendo greve de fome, junto com Domingos Dutra, o militante do PT Manoel da Conceição, que teve uma perna amputada durante a ditadura e sofre de diabetes e hipertensão.
O deputado Domingos Dutra está cansado. A barba cresceu, a perda de peso é visível e a instabilidade emocional causa frequentes acessos de choro, principalmente quando ele recebe visitas, como aconteceu hoje. As primeiras vieram de Goiás. Lideranças sindicais do campo vieram a Brasília prestar solidariedade ao deputado. Ao explicar as razões do protesto e a determinação de ir até o final para sensibilizar a direção de seu partido, ele não resistiu.
Um dos visitantes, o jornalista Antonio Pinheiro Sales, que ficou nove anos preso pela ditadura e participou de três greves de fome, além da solidariedade, trouxe um conselho ao deputado.
À tarde, Dutra e Conceição receberam mais visitas, desta vez, trabalhadores da agricultura familiar do Distrito federal e Entorno. Eles fizeram um apelo ao deputado no sentido de rever a decisão, explicando que precisam dele vivo para continuar na luta por melhores condições ao homem do campo. Mais uma vez, o deputado chorou.
O deputado está disposto a prosseguir no protesto. Ele ainda espera por uma manifestação da direção do PT no sentido de liberar os petistas maranhenses de apoiar a família do principal adversário do partido no estado.
Mas a direção do PT não se sensibilizou com o protesto. O líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, considerou as divergências um problema pessoal do deputado.

Créditos:
- Paulo José Cunha - repórter
- Antonio Pinheiro Sales - jornalista
- Deputado Domingos Dutra (PT-MA)
- Deputado Cândido Vacareza (PT-SP) - líder do Governo na Câmara

Texto atualizado em 18/6, às 16h51

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES