Câmara Hoje

31/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Luta por redução da jornada começou em 1930

Dados do IBGE apontam que 33% dos trabalhadores cumprem um expediente maior do que 44 horas semanais. Por isso, o movimento em favor da redução da jornada para 40 horas ganha força neste momento. Mas a verdade é que a preocupação com esse assunto vem de muito tempo atrás.
No Brasil, a luta pela redução da jornada foi marcada pelas conquistas da era Vargas. Nos anos 1930, Getúlio Vargas criou diversas leis regulamentando o trabalho e instituiu a jornada semanal de 48 horas. A partir da década de 70 começa a luta pela jornada máxima de 44 horas. Conquista garantida pela constituição de 1988.
A discussão volta ao Congresso 22 anos depois. Agora, a reivindicação é estabelecer em lei o limite de 40 horas por semana e aumentar de 50 para 75% o adicional pago por horas extras. Uma pesquisa do Dieese mostra que a redução da jornada poderia gerar 2,5 milhões de novos postos de trabalho. O estudo também conclui que a mudança não prejudicaria a produtividade na indústria nacional, como temem os empresários.
A proposta transformou-se em manifestação desde que a proposta para reduzir as horas de trabalho começou a ser discutido pela Câmara.

Crédito:
- Imagens - Arquivo TV Câmara
- Tiago Ramos - repórter
- Clóvis Sherer - economista do Dieese
- Deputado Armando Monteiro (PTB- PE)
- Deputado Maurício Rands (PT– PE)

Texto atualizado em 06/04/10, às 9h27.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES