Sempre Um Papo
15/12/2007
Marina Colasanti (escritora)
A escritora Marina Colasanti é a convidada do “Sempre Um Papo”, no debate do tema “Infância, Família e Literatura”. Autora de livros consagrados para crianças jovens e adultos, ela fala sobre seu novo livro “Minha Tia me Contou” (Ed. Melhoramentos), uma mistura de ficção e biografia para “crianças miúdas e grandes”. No programa, Marina destaca a importância de se contar estórias para a formação de crianças e jovens. Uma atividade que deve começar em casa.
De todas as lembranças de “Minha Tia me Contou”, as mais queridas estão nas horas passadas ao lado da tia, a importante cantora lírica Gabriella Besanzoni Lage, cuja influência na vida da autora pontua grande parte da obra. Segundo Marina, havia algo de especial nela. Sua postura moderna, as roupas utilizadas em apresentações das óperas, o sorriso acolhedor, os espetáculos ao redor do mundo e sua maneira especial de tratar a música são relembrados com muito carinho. Além disso, Marina explora as brincadeiras e fantasias que criava com seu irmão mais velho. Com absoluta maestria, ela nos conduz para uma época na qual a poesia é a verdadeira matéria-prima.
Marina Colasanti nasceu em Asmara, Etiópia, morou 11 anos na Itália e desde então vive no Brasil. Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com “Eu sei mas não devia” e também por “Rota de Colisão”. Dentre outros escreveu “E por falar em amor”; “Contos de amor rasgados”; “Aqui entre nós”, “Intimidade pública”, “Eu sozinha”, “Zooilógico”, “A morada do ser”, “A nova mulher” (que vendeu mais de 100.000 exemplares), “Mulher daqui pra frente”, “O leopardo é um animal delicado”, “Gargantas abertas” e os escritos para crianças “Uma idéia toda azul” e “Doze reis e a moça do labirinto de vento”.