28/10/2002
Candidato do PT é o primeiro presidente da República de origem operária
O CANDIDATO DO PT À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA TEM SUA ORIGEM POLÍTICA NO MOVIMENTO SINDICAL. TRABALHOU COMO TORNEIRO MECÂNICO DURANTE 10 ANOS. NOS ANOS 70, FOI PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO, ONDE LIDEROU OS PRIMEIROS MOVIMENTOS POR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO. LULA É O PRIMEIRO PRESIDENTE DE ORIGEM OPERÁRIA.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É FILHO DE LAVRADORES, NASCEU EM GARANHUNS, NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, EM 27 DE OUTUBRO DE 1945. É CASADO COM MARISA LETÍCIA DA SILVA E TEM CINCO FILHOS - MARCOS CLÁUDIO, LURIAM, FÁBIO LUIZ, SANDRO LUIZ E LUIZ CLÁUDIO.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA MUDA-SE PARA SÃO PAULO AINDA MENINO. TRABALHA COMO VENDEDOR AMBULANTE, ENGRAXATE. O PRIMEIRO EMPREGO FIXO FOI EM UMA TINTURARIA.
EM 1965, FAZ O CURSO DE TORNEIRO MECÂNICO NO SENAI E COMEÇA A TRABALHAR EM INDÚSTRIAS METALÚRGICAS NA GRANDE SÃO PAULO. ÉPOCA EM QUE É APRESENTADO AO SINDICALISMO PELO SEU IRMÃO, JOSÉ FERREIRA DA SILVA. TORNA-SE LÍDER DO MOVIMENTO SINDICAL E EM 1975 É ELEITO PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO E DIADEMA. REELEITO EM 1978, ORGANIZA A SUA PRIMEIRA GREVE E É AFASTADO DO SINDICATO POR 60 DIAS. NA VOLTA, COMANDA UMA SÉRIE DE PARALISAÇÕES QUE SE ESTENDEM ATÉ 1979.
EM 1980, PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO MANIFESTO QUE DÁ ORIGEM AO PARTIDO DOS TRABALHADORES. EM SEGUIDA É ELEITO PRESIDENTE DO PT. AINDA EM 80, É PRESO, ACUSADO PELO DOPS (DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA) DE LIDERAR GREVES COM A PARTICIPAÇÃO DE 200 MIL TRABALHADORES. O MANDATO DE LÍDER SINDICAL É CASSADO.
A DÉCADA DE OITENTA MARCA A CARREIRA POLÍTICA DE LULA. EM 82, DISPUTA O GOVERNO DE SÃO PAULO. FICA EM QUARTO LUGAR. NO MESMO ANO, REGISTRA O APELIDO “LULA” EM CARTÓRIO, INCORPORANDO-O AO NOME, E LIDERA A CAMPANHA “DIRETAS JÁ”, EM SÃO PAULO. PARTICIPA DA FUNDAÇÃO DA CUT (CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES), COM O APOIO DO PT.
EM 86, É ELEITO DEPUTADO FEDERAL COM A MAIOR VOTAÇÃO DO PAÍS: 650 MIL VOTOS. TRÊS ANOS DEPOIS, PERDE, NO SEGUNDO TURNO, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PARA FERNANDO COLLOR DE MELLO.
PASSA A DÉCADA DE 90 SE DEDICANDO ÀS "CARAVANAS DA CIDADANIA", PERCORRENDO 30 MIL QUILÔMETROS DE BOLSÕES DE MISÉRIA E ABANDONO POR TODO O PAÍS. EM 1994 E 1998, CANDIDATO NOVAMENTE À PRESIDÊNCIA, PERDE PARA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. PARTICIPA DOS EVENTOS MAIS IMPORTANTES DE OPOSIÇÃO QUE ACONTECERAM NO BRASIL, ENTRE ELES A "MARCHA DOS CEM MIL", EM 99, E O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, EM PORTO ALEGRE, ESTE ANO.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA CHEGA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM MAIS DE 50 MILHÕES DE VOTOS, DERROTANDO O CANDIDATO DO GOVERNO, JOSÉ SERRA.